segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Rio de Janeiro desponta no mercado de Construções Sustentáveis e ganha MBA

Por Marianna Abdo, para o GBC Brasil

O GBC Brasil, organização que fomenta a indústria de construção sustentável no país, confirma o início de mais uma turma do MBA em Construções Sustentáveis no Rio de Janeiro. Com previsão de início em fevereiro, a iniciativa é resultado da parceria da organização com o Instituto Brasileiro de Educação Continuada (INBEC) e a Universidade Cidade de São Paulo (UNICID).

Foto: Edifícios Ventura Towers, certificados LEED Gold

O Rio de Janeiro já desponta nesse mercado e demandará profissionais qualificados na área. Em 2011, a cidade registrou 31 empreendimentos no sistema de certificação LEED, um crescimento de 287% em relação ao ano passado. No total são 64 registros e seis empreendimentos que já conquistaram o selo. Com a aproximação dos eventos esportivos, essa demanda deve aumentar. “É um mercado em expansão que está exigindo profissionais com ferramentas específicas e conteúdo focado nos principais aspectos do planejamento, desenvolvimento de projetos, execução, operação e manutenção de empreendimentos sustentáveis", explica Marcos Casado, gerente técnico do GBC Brasil, professor e coordenador dos cursos.

O objetivo do curso é capacitar os participantes em certificação ambiental e construção sustentável, oferecendo conhecimentos que permitam realizarem projetos e obras e tornarem-se consultores na área. Dessa forma, apresenta eficientes metodologias e tecnologias que os habilitam a projetar, gerenciar, avaliar, e operar edificações sustentáveis, alinhadas aos princípios de eficiência energética e de elevado desempenho ambiental, a fim de tornar a construção civil, uma ferramenta harmonizada com a sustentabilidade do planeta.

Com um corpo docente qualificado e de reconhecida competência no mercado, o programa tem duração de 440 horas e consolidou-se com grande credibilidade em mais de uma dezena de cidades onde foi realizado, obtendo sempre aprovação superior a 95% de satisfação dos participantes.

Sobre o Green Building Council Brasil:

O Green Building Council Brasil é uma organização não governamental, em operação desde 2007, que visa fomentar a indústria de construção sustentável no Brasil, por meio de sua atuação junto ao Governo e à sociedade civil e de atividades como: (i) capacitação técnica de profissionais, (ii) disseminação de informações, práticas e conhecimentos e (iii) promoção de processos de certificação, além de disseminar e apoiar as iniciativas do setor. Até 2011, mais de 33 mil profissionais passaram pelos cursos de formação, foram certificados 40 empreendimentos no país e outros 371 estão em análise. Site: www.gbcbrasil.org.br.

Sobre o Programa Nacional de Educação do GBC Brasil:

O Programa Nacional de Educação é um dos pilares do GBC Brasil e visa capacitar profissionais para a área de construções sustentáveis. O curso de MBA em Construções Sustentáveis está presente em nove capitais brasileiras, com 18 turmas em andamento e projeção de expansão para outras 11 cidades em 2012. O corpo docente tem elevada capacitação e experiência na área e o curso inclui disciplina preparatória para os exames de credenciamento LEED GA e LEED AP.
O Programa de Educação do GBC Brasil dissemina conhecimento também por meio de cursos de curta duração presenciais e online em outras 51 cidades. Mais de 33 mil profissionais já passaram pelo Programa que é avaliado com uma satisfação plena de 95%.

Marianna Abdo
GWA Comunicação Integrada
marianna@gwacom.com

Mais informações:
Sobre o MBA em Construções Sustentáveis:
http://www.inbec.com.br/
(21) 3005 9565

Sobre o Programa de Educação Continuada do GBCB:
http://www.ecobuilding.com.br/
(11) 2626 9575

Nenhum comentário: