sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Hotéis: em busca da eficiência energética

Por Matheus Gagliano, para o Procel Info

Setor hoteleiro começa a colocar em prática projeto visando a redução do consumo de energia. Investimento no Pró-Hotéis está estimado em R$ 500 milhões.

Os hotéis têm um desafio para os próximos anos, quando o país receberá eventos importantes como a Copa do Mundo de 2014, os Jogos Olímpicos de 2016 e o encontro de cúpula Rio+20, que está previsto para este ano. Trata-se de colocar em prática um plano de eficiência energética voltado para reduzir os custos de energia elétrica e possibilitar um consumo mais racional, uma vez que ela representa entre 15% e 30% dos custos dos hotéis.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Enrico Fermi, sabe destas questões. Em vista disso, ele informou que a entidade está desenvolvendo o projeto Pró-Hotéis, que foi elaborado ao longo de um ano e que agora está em fase de apresentação aos hotéis espalhados pelo país. Segundo Fermi, “a eficiência energética é um foco importante e a ABIH tem contribuído para o desenvolvimento deste tema”.

“O custo de energia é o segundo item da pauta de gastos dos hotéis, ficando atrás apenas do custo com pessoal”, disse Enrico Fermi. O executivo completou que o Pró-Hotéis tem diversos parceiros como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o banco Santander e diversas empresas fabricantes de equipamentos para iluminação, entre outros.

Os investimentos iniciais na implantação do projeto são de R$ 500 milhões. O BNDES tem um financiamento para este projeto e a unidade hoteleira que se interessar em pegar um empréstimo no banco de fomento pode pagar em até 18 anos. Pousadas e hotéis de pequeno porte podem contrair o financiamento junto ao Santander. Pelo BNDES, os contratos têm juros de até 4% ao ano e carência de 18 meses.

De acordo com executivo, o programa consiste em fazer um diagnóstico da situação atual do hotel e então verificar as ações que deverão ser tomadas para colocar em prática um plano de consumo eficiente da energia e reduzir os gastos com a energia elétrica. Fermi também afirmou que atualmente o projeto está em fase de apresentação.

Para divulgar o projeto, a ABIH está desenvolvendo workshops em diversos estados do país. Segundo Fermi, já foram realizados encontros com as seções estaduais da ABIH no Tocantins e no Rio Grande do Sul. As datas de realização dos encontros para divulgação do projeto acontecem de acordo com os critérios de cada representação estadual, mas a ABIH nacional estuda montar um stand no Conotel deste ano para divulgar e tirar dúvidas dos hoteleiros interessados no projeto.

Pró-Hotéis consiste em fazer um diagnóstico da situação atual do hotel e então verificar as ações que deverão ser tomadas para colocar em prática um plano de consumo eficiente da energia e reduzir os gastos com a energia elétrica

Algumas das ações sugeridas pelo programa da ABIH é promover a troca de equipamentos, a instalação de tecnologias que permitem a adoção do consumo eficiente e a modificação de processos para levar a um consumo mais otimizado. Desenvolvido em parceria com as consultorias Ages e Atlas, o projeto pode proporcionar uma redução de até 50% nos gastos dos equipamentos hoteleiros com energia elétrica e água.

Entre as soluções encontradas para otimizar o consumo estão o aquecimento de água por meio da energia solar, instalação do chamado telhado verde, uso de águas pluviais, troca de escadas rolantes e elevadores por outras versões que sejam mais eficientes. Além disso, a ABIH mantém contato com as empresas fabricantes de materiais para sistemas de energia e água para facilitar a obtenção de materiais mais eficientes. Com isso, o orçamento para a modernização do hotel para um consumo mais eficiente pode chegar a ser até 40% mais barato.

Rio+20
Para este ano de 2012, o Rio de Janeiro será palco do encontro Rio+20, principal evento da cúpula mundial sobre os rumos do mundo no setor ambiental, que marca os 20 anos da Rio 92, realizado também na capital fluminense. Fermi disse que este também é um evento de grande importância para os hotéis brasileiros. Ele ressaltou que a entidade, em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU), está desenvolvendo outro tipo de projeto também voltado para eficiência energética.
De acordo com o executivo, este projeto é uma cartilha que mostra aos gerentes dos hotéis quais ações podem ser tomadas para garantir uma maior eficiência nos gastos com energia. Fermi disse que essa cartilha é uma iniciativa inédita na área hoteleira.

Nenhum comentário: