sexta-feira, 24 de junho de 2011

Telhado verde do Five Borough, em Nova York, é um laboratório perfeito

Originalmente publicado em EngenhariaeArquiteura.com.br, postado em: 17/06/2011

Administração de parques de Nova York dá exemplo

O telhado do 5-Boro foi construído para servir como um laboratório para futuras iniciativas (crédito: NYC Parks Department)

O Five Borough, edifício administrativo do Departamento de Parques da cidade de Nova York, fica em Randall's Island. De lá partem todas as orientações para a operação das áreas verdes da cidade. No Dia da Terra de 2007, o prefeito Bloomberg divulgou um plano de sustentabilidade para a cidade, intitulado PlaNYC. Em resposta a esta iniciativa, a divisão de serviços técnicos do Five Borough criou sua própria força tarefa de sustentabilidade. Após uma extensa pesquisa, o Five Borough percebeu que a instalação de um telhado verde contribuiria significativamente para os esforços de sustentabilidade da cidade.

Na primavera de 2007, a divisão técnica começou um programa de instalação de diversos telhados verdes no topo do complexo de Randall's Island onde está sediada. Até o momento, a divisão, juntamente com os Parks' Green Apple Corps, instalou 24 sistemas de cobertura em mais de 8.800 metros quadrados de telhado na ala oeste do edifício. Juntos, os sistemas instalados no Five Borough compõem o quinto maior telhado verde de Nova York.

Além disso, ele é o telhado verde que mais contempla distintos sistemas lado a lado do país, e possivelmente do mundo. Estes sistemas caracterizam-se pela variedade, tipos e profundidade de meios de cultura, além de seleção de plantas. Há também outros sistemas pouco tradicionais, incluindo uma parede verde, sistemas de contentores, um sistema de passeio, bem como plantações no topo das paredes do parapeito.

Os parapeitos também foram utilizados para compor o jardim (crédito: NYC Parks Administration)

Na primavera de 2007 a divisão de serviços técnicos construiu seu primeiro, e bastante modesto, sistema piloto de telhado ecológico intensivo. Com base principalmente em um projeto padrão da Barrett, que doou cerca de $ 3.000 dólares em material de cobertura, medindo 1 x 0,5 m. O meio de crescimento utilizado foi uma mistura de baixa densidade de composto e espuma de poliestireno expandido reciclado, revestida com pectina para absorção de água. O sistema, composto por nove espécies de plantas nativas da área metropolitana de Nova York, foi não apenas o primeiro do tipo instalado no Five Borough, mas também o primeiro em toda a área do Departamento de Parques de Nova York.

Na primavera seguinte e início do verão os serviços técnicos instalaram mais seis variações de sistemas de telhados verdes extensivos e quatro sistemas atípicos. Dois destes telhados extensivos utilizaram módulos com bandejas de alumínio fabricadas nas próprias oficinas da divisão de serviços. Embora todas as bandejas fossem de 0,62 m x 0,62 m, o sistema de bandejas I utilizou a profundidade de 10 cm, enquanto o sistema II foi fabricado com 15 cm. Cada bandeja media 6 m x 12 m e ambos tipos usaram meio de cultura médio, com uma mistura principal de barro termicamente tratado e materiais orgânicos.

Nas bandejas do sistema I foram plantadas 400 estacas de sedum, além de 600 metros quadrados de mudas da mesma família. As bandejas do sistema II receberam outras 1.520 mudas de sedum. Ambos os sistemas receberam ao todo sete espécies diferentes de sedum, selecionados por sua robustez e forte contraste de cores e texturas. A comparação destes dois sistemas com o passar do tempo deve dar uma indicação do efeito de profundidade média de crescimento na rusticidade dos telhados verdes de sedum.

Outro sistema modular consiste principalmente do Green Paks TM, fabricados pela Green Roof Blocks. O Green Paks TM baseia-se em sacos de polietileno de alta densidade. Os sacos medem 0,5 x 0,80 cm e têm 1 centímetro de profundidade. Eles são preenchidos com um meio de crescimento próprio formado por 80% de xisto expandido e 20% de casca de pinus. O Green Paks TM enviado para os serviços técnicos foram preenchidos com este meio, transportados para o telhado e, em seguida, colocados sobre uma barreira de raízes e material de drenagem.

O departamento de serviços técnicos também experimentou um sistema extremamente simples, instalando cinco lotes de 25 cm x 30 cm e 13 cm de profundidade com uma camada de proteção de borracha de etileno-propileno no telhado coberto com uma mistura do tipo Metro-Mix 510, normalmente usado em jardinagem de vasos e emoldurado por madeira. Diferente de todos os outros tipos instalados, este sistema monolítico não tem uma camada de drenagem. Plantada com 3 espécies de plantas nativas, este sistema mostrou que é inviável a instalação de um sistema de telhado verde desprovido de drenagem.

Em maio de 2009 foi instalado o Xero Flor Green Roof System, ultra-extensivo desenvolvido na Alemanha e composto por uma camada de pré-vegetação sedum, manta de retenção de água, uma camada de drenagem e uma barreira de raiz. O departamento de serviços técnicos instalou cerca de 1930 metros quadrados deste sistema monolítico sobre o telhado da garagem de manutenção de veículos. Com 1,20 kg/m2 a seco e 2 kg/m2 com umidade, o Xero FlorTM system mostrou-se o mais leve instalado no 5-Boro até o momento.

Em junho foi instalado um sistema de parede verde composto de 12 painéis pela ELT Easy Green composto por grades de bandejas de plástico de 0,5 x 0,5 x 0,05 com solo mineral e três variedades de sedum. Também foram plantados cerca de 200 metros quadrados de um outro sistema muito leve com sementes de uma flor selvagem especialmente desenvolvido para o 5-Boro: uma mistura de 80/20 de Metro-Mix 510 e perlite (material vulcânico termicamente expandido), resultando em um meio extremamente leve. Ao contrário dos demais do Five Borough, este sistema de flores silvestres foi plantado a partir de sementes e coberto com tela de juta para evitar a erosão do vento.

O átrio de 240 metros quadrados foi transformado em passeio, tendo recebido cerca de 150 metros quadrados de área plantada a uma profundidade de 10 cm. As plantas, das espécies creeping myrtle, red wing phlox e candy stripe phlox, foram cuidadosamente selecionadas para tolerar variações sazonais e diárias no ângulo do sol e colocados na área não-circulável, enquanto a tall fescue foi selecionada para a área de tráfego, devido à sua resiliência que favorece sua adaptação. Ainda em 2009, no mês de outubro, uma camada de 122 metros quadrados de solo mineral de multi profundidade, com uma mistura de vegetação e caules de sedum, foi instalado. Os contornos ondulantes não só forneceram um visual interessante, como também servem de teste para observar o crescimento da sedum em relação à variação de profundidade do meio de cultura.

Por volta dos meses de abril e maio de 2010 cerca de 1.200 metros quadrados projetados por Rick Gordon, gerente sênior do projeto, estavam instalados. O meio de crescimento médio era composto de 1 / 3 de solo mineral, 1/3 de perlite e 1 / 3 de variados tipos de estrume em profundidades médias de 20 centímetros. As hortaliças foram plantadas a cerca de 30 centímetros, tendo ao centro tomates, pimentões, melões, abóboras, repolho, espinafre, berinjelas e ervas.

Na primavera foi instalado no 5-Boro uma versão extensiva do sistema GaiaSoilTM que havia sido instalado em 2007. Apelidado Layered System II, com profundidade de 18 cm (13 a menos que o sistema original). Assim como seu antecessor, o Layered System II é monolítico e cobre uma área de 6m x 12 m, com 825 plantas nativas de 10 espécies.

Em junho de 2010 foi instalado o Xero Flor Green Roof System a 8 centímetros de profundidade, formado por uma camada de sedum, 3 cm de solo mineral, duas camadas de mantas para retenção de água, uma camada de drenagem e uma barreira de raiz. O quarto sistema modular de telhado verde foi o BIOtrays TM, formado por bandejas de fibra de casca de coco, medindo 43 cm de largura, 43 cm de comprimento e 3 cm de profundidade, e preenchidas com solo mineral, onde foram plantadas espécies de sedum. Possivelmente a forma monolítica do BIOtraysTM vai quebrar e seu sistema em decomposição nutrirá os componentes minerais, fornecendo matéria orgânica adicional ao solo. O BIOtraysTM cobre uma área de 3 x 6 metros.

Ainda no verão a divisão de serviços técnicos do Five Borough instalou um número de sistemas de telhado verde atípicos. Foram construídas 20 caixas de plantas de cedro. As caixas foram preenchidas com o meio de cultura Metro-Mix 510, Mugo Pinheiro, sedum sieboldiana e sedum acre.

Outros sistemas atípicos incluem uma treliça com uma superfície de cerca de 200 metros, mas uma pegada de telhado de apenas 27 metros quadrados, um parapeito de madeira moldada em cima do parapeito do átrio, e uma moldura de metal acima da parede da ala oeste do perímetro. Além disso, canteiros elevados foram instalados, sendo usados para armazenar plantas e material extra de enchimento, além de uma horta comunitária para o pessoal do escritório.

No outono de 2010, dois blocos de 76 metros quadrados do sistema BioRoofTM foram instalados para teste. E, entre dezembro de 2010 e janeiro de 2011, foi iniciado outro experimento com meio de cultura desenvolvido pela própria divisão de serviços do NYC Parks. Projetado pelo chefe de serviços técnicos, Artie Rollins, o solo é feito com 80% de perlite e 10% de Metro-Mix TM 510, produzido pela SunGroTM e que contém 15-20% de Peat Moss, 25-35% de vermiculite, 40 a 45% de casca de pinus , e 10 a 20% de casca de Ash. Este sistema de cerca de 250 metros quadrados, composto principalmente de perlita, é muito leve e capaz de reter de 5 a 8 vezes mais água do que o solo não tratado. Flores selvagens serão plantadas em um futuro próximo neste sistema.

O telhado verde do Five Borough serve como um laboratório para o trabalho de projeto e construção de telhados verdes, fornecendo conhecimento para o resto da agência e de outros grupos, conservando e restaurando as áreas verdes da cidade de Nova York . A administração tem a sua disposição uma estação experimental na qual o desempenho dos vários sistemas podem ser monitorados e comparados.

Projeto: NYC Parks Five Borough (5-Boro) Administrative Building

Ano: 2007
Proprietário: Departamento de Parques e Recreação da cidade de Nova York
Localização: Randall's Island, Nova York, NY, EUA
Tipo de edifício: Governo / Municipal
Tipo: Extensiva e intensiva, teste e pesquisa
Sistema: Outros
Tamanho: 8.832 m²
Declividade: 1%
Acesso: Acessível com autorização

Fornecedores:
Sistemas layered: Xero Flor TM
Sistemas modulares: GreenGridTM, Green PaksTM, BIOtraysTM, Bioroof®
Doação de material de cobertura: Barrett Company
Gerente de Projetos Sênior: John Robilotti, NYC Parks Department
Projeto e desenvolvimento: Artie Rollins, Chief of Technical Services
Meio de cultura: GaiaSoilTM, rooflite®, Metro-Mix 510
Plantas: NYC Parks Native Plant Center, Emory Knoll Farms, Sempergreen®
Parede verde: ELT Easy Green
Instalação: Five Borough Technical Services, NYC Parks Summer Interns, Green Apple Corps, FedEx's Energy Smart Outreach, Columbia University students, Million Trees Volunteers, NYC Parks Weatherization Crews

Para ler mais

Nenhum comentário: