quinta-feira, 26 de maio de 2011

Primeira usina solar brasileira passa nos testes de funcionamento. Inauguração será dia 3 de junho (2011).

MPX conecta usina solar de Tauá (CE) à rede elétrica nacional

Por Juliana Tourrucôo, para Revista Téchne, Ed. Pini. 

A primeira usina solar de geração de energia em escala comercial do Brasil, a MPX Tauá, passou esta semana pela primeira bateria de testes. A usina foi conectanda com êxito ao sistema elétrico nacional através de uma subestação da distribuidora Companhia Energética do Ceará (Coelce). Após a notícia, a equipe da MPX confirmou a inauguração oficial do projeto para o dia 3 de junho.

Obra recebeu aval da Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace) e firmou parceria com pesquisadores da Universidade Estadual do Ceará (Uece)

A MPX Tauá fica a 350 km de Fortaleza (CE) e está equipada com 4.680 módulos fotovoltaicos, fabricados pela empresa japonesa Kyocera. Em pleno funcionamento, os painéis vão fornecer 1 MW, o suficiente para abastecer 1,5 mil famílias por mês com uma matriz energética renovável e não poluidora. A planta recebeu investimentos de cerca de R$ 10 milhões, contando com um aporte de US$ 700 mil do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O projeto possui autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e licença da Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace) para aumentar a capacidade da MPX Tauá até 5 MW.

A edição de maio da revista Téchne traz todos os detalhes desse projeto no Ceará e ainda um panorama das ações (públicas e privadas) no Brasil para fomentar a captação de energia solar. A reportagem mostra também quais empresas brasileiras já fornecem os módulos solares e instalam os sistemas em sua obra.

Assista também, abaixo, entrevista com André Ricardo Mocelin, engenheiro eletrônico, mestre em energia e responsável pelo Laboratório de Energia Solar do Instituto de Eletrotécnica e Energia da Universidade de São Paulo.


Nenhum comentário: