domingo, 19 de setembro de 2010

Brasil: colapso energético até 2022

Publicado por ecohabitar em Julho de 2010, reproduzindo Ambiente Energia
Por João Campos, da UnB Agência

O Brasil vai enfrentar uma crise energética e ambiental nos próximos 12 anos. Para combater os danos será preciso triplicar a rede de metrô, ampliar as malhas ferroviária e hidroviária e investir em fontes de energia hidrelétrica e nuclear. O anúncio foi feito pelo professor e ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), Samuel Pinheiro, em palestra no Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) da Universidade de Brasília. A conclusão faz parte do relatório Plano Brasil 2022, elaborado pelo governo federal.

São Paulo à noite, em imagem de satélite (NASA)

A necessidade de reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa, alarmada por cientistas de todo o mundo, tem obrigado países a desenvolver fontes de energia alternativas ao petróleo. O Brasil tem a sexta maior reserva de urânio do mundo. No entanto, segundo dados o relatório, apenas 30% do subsolo do país é conhecido. “Estima-se que tenhamos a primeira ou segunda maior reserva de urânio do mundo. E temos capacidade para explorar a fonte, falta direcionar políticas”, comenta Samuel.

Veja matéria completa aqui.

Um comentário:

Rodrigo Alexandre Coelho disse...

Me parece lamentável que as políticas energéticas do país estejam voltadas para a criação de mais usinas nucleares, além de ir na contramão do que vem sendo adotado ao redor do mundo, devido aos riscos, ao altíssimo custo e a geração de lixo para o qual não se tem ainda métodos adequados e seguros de descarte ou reaproveitamento.
Enfim, é uma política que empurra o problema para as próximas gerações, portanto, uma política energética em nada relacionada com os princípios da sustentabilidade.