quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Sustentabilidade não é luxo.

O setor da habitação representa o maior segmento do mercado imobiliário.

KlubHaus Jundiaí, da HausBau,
empreendimento econômico MCMV,
certificado AQUA-HQE
nas fases de Pré-Projeto e Projeto
com consultoria EcoBuilding
A adoção da sustentabilidade garante para o empreendedor não apenas um diferencial de mercado, como também a entrega de um produto melhor, com mais qualidade e melhores desempenhos (o que significa menores custos condominiais para o seu cliente e até redução de despesas com prejuízos e desperdícios nas obras) e produzido por um processo mais bem controlado. 

Representa, portanto, a oportunidade de fazer melhores negócios. Mas, ainda mais importante, estamos falando do jeito certo de se fazer as coisas.

A adoção da sustentabilidade não deveria ser uma opção, um acessório de luxo que se opta por acrescentar num carro novo, por exemplo.

Legend EcoVille, da A.Yoshii, em
Curitiba, certificado AQUA-HQE
nas fases de Pré-Projeto e Projeto
com consultoria EcoBuilding
Os benefícios são reais e não se limitam aos resultados em vendas para o incorporador. Se estendem e tendem a se prolongar por todo o ciclo de vida do empreendimento, impactam nas cidades, no meio como um todo. A rigor, não deveria ser necessária uma lei ou normativa de desempenho de aplicação obrigatória, ou certificação ambiental voluntária para isto. Deveria ser assim. Ponto.

A realidade, contudo, nos demonstra que grande parte do mercado ainda tem pouca ou nenhuma familiaridade com o tema das construções sustentáveis e ainda é muito frequente a percepção de que se trata de algo caro, que agrega um custo adicional que não se justifica.

O desafio que se coloca é, então, como motivar e deixar claro para o empreendedor que a questão fundamental não é quanto custa (e nem custa tanto), mas sim o quanto se agrega de valor e quais oportunidades se abrem a partir da adoção de boas práticas de sustentabilidade em empreendimento imobiliários, inclusive no setor residencial, e não somente no segmento de alto padrão.

O público consumidor já está conseguindo identificar e cada vez mais passa a valorizar iniciativas, produtos e serviços sustentáveis. Há uma questão de mentalidade envolvida. Aqueles que tiverem a visão da sua responsabilidade no setor e das oportunidades que se colocam com esta nova forma de projetar e construir, estarão à frente e seguirão na vanguarda.

Edifícios melhores para as pessoas e para o ambiente são também bons para os negócios. Ponto.

Para saber mais a respeito, entre em contato. Vamos conversar: contato@ecobuilding.com.br.

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