terça-feira, 26 de julho de 2011

Cerca de 80% das construções em Paris têm certificação sustentáveis

Por Equipe eCycle No Mundo

A maior parte de museus, escolas, prédios comerciais e hospitais de Paris possuem selo verde

Segundo reportagem de Gustavo Bonfigliol, do jornal O Estado de S.Paulo, a cidade de Paris possui cerca de 80% das escolas, hospitais, museus e edifícios comerciais, além da metade das habitações da cidade, com certificação de sustentabilidade, uma espécie de selo verde das construções. Tanto o certificado quanto o cálculo de impacto ambiental dos produtos usados nas obras foram adotados como política pública.

Criado em 1996, o selo HQE é considerado uma das principais certificações da construção civil no mundo. Para recebê-lo, a construção precisa atender a 14 critérios, como ter um canteiro de obras de baixo impacto e fazer o manejo da água adequado.

Em prédios já construídos, as modificações são feitas com o cuidado de não alterar características do patrimônio. “Aproveita-se o que é atual sob o ponto de vista de eficiência e tenta-se substituir o que é obsoleto, interferindo o mínimo possível na estrutura”, explicou ao jornal Ana Cunha, engenheira portuguesa da Qualitel, ONG responsável pela certificação de residências em Paris. “Na performance energética, é mais fácil não interferir. E reformas para melhora acústica podem ficar limitadas.”

O HQE foi incorporado ao Plano de Ação Climática de Paris. “A meta é reduzir o consumo de energia em 25% entre 2004 e 2020”, projetou o secretário de Emprego e Desenvolvimento Econômico, Christian Sautter. A certificação sustentável já chegou ao Brasil, com a sigla Aqua. A responsável pela concessão é a Fundação Vanzolini.


Comentários:

Em tempo: Para conhecer Paris com "olhos de arquitetos", recomendo a todos a
V Missão Técnica Paris Batimat 2011, que este ano ocorrerá entre os dias 06 e 13 de novembro, organizada pela ArqTours.
Em ediçoes anteriores, tivemos oportunidade de visitar, além da Batimat, maior feira de construção do mundo, algumas obras referenciais de arquitetura sustentável na capital da França, como por exemplo a Tour First (veja post a respeito em: http://amacedofilho.blogspot.com/2009/11/tour-first-torre-sustentavel-em-paris.html ).
Mais informações e reservas em: (11) 3073 1153 / 3073 0693 / http://www.arqtours.com.br/.
Eu recomendo.

Arq. Antonio Macêdo Filho

Nenhum comentário: