segunda-feira, 16 de maio de 2011

Centro de distribuição no Rio de Janeiro recebe certificação LEED Gold

Publicado em Finestra, em 16 de maio de 2011 (editora responsável: Cida Paiva)

Ações sustentáveis como o uso de luz e ventilação naturais, para a redução no consumo de energia elétrica, a gestão de resíduos da construção e a utilização de madeira certificada foram aplicadas na obra do Centro de Distribuição da Procter & Gamble, em Itatiaia, RJ. O edifício, destinado ao setor administrativo e um galpão de armazenamento de produtos, recebeu a certificação Leed na categoria Gold.

Foi com esse empreendimento que a Bracor obteve a certificação Leadership in Energy and Environmental Design (Leed) na categoria Gold, concedida pelo United States Green Building Council (USGBC). Elementos arquitetônicos, como brises, vidros laminados com película de revestimento, cobertura zenital e o uso da cor branca (RAL 9.003) nas telhas, brises e paredes externas, contribuíram para a obtenção de um elevado percentual de área com o SRI (Solar Reflectance Index - Índice de Refletância Solar). Prédios desenhados para uso logístico têm a característica da horizontalidade, com ampla área de cobertura. Essa configuração, segundo David Douek, diretor da Otec, empresa responsável pela consultoria de sustentabilidade e eficiência energética da obra, oferece condições favoráveis para a implantação de sistema de coleta de água pluvial, tratada para utilização, além de soluções de projeto para otimizar a iluminação natural através de fachadas e de elementos zenitais na cobertura.

Além da coleta de água da chuva, a cobertura foi utilizada para a instalação de um sistema de iluminação natural. Segundo o arquiteto Rogério Hirata, gerente de Projetos da Libercon Engenharia, empresa responsável pela obra, placas prismáticas com espessura três milímetros, instaladas na cobertura, auxiliam na economia de energia elétrica e, devido aos prismas, proporcionam a iluminação a 45 graus, permitindo melhor distribuição interna da luz. Hirata observa que o menor uso do elemento translúcido, conjugado com a lente prismática - que tem como características a perfeita difusão na luz natural, a eliminação da pontualidade solar e a reflexão de volta à atmosfera dos raios UV na ordem de 97% e dos raios IV na ordem de 75% -, faz com que a carga térmica admitida no prédio seja minimizada. Tudo isso resulta em um excepcional nível de conforto térmico interno. “Cabe salientar que a iluminação natural com placa prismática tem performance 35% melhor do que a luz artificial”, diz Hirata. “Resumindo: para se atingir a mesma intensidade de iluminação elétrica, necessita-se de 35% mais potência de lâmpada do que a luz entregue pela iluminação prismática. O resultado é um menor custo nesse aspecto, auxiliando na diminuição dos custos fixos da planta no total.”

Comentários:

O caso aqui relatado utilizou o processo de certificação LEED NC. Nos dias 01 e 02 de junho teremos em São Paulo mais uma edição do curso: Aplicação da Ferramenta de Certificação LEED NC v.3 para Novas Construções e Grandes Reformas e LEED CS v.3 para Edifícios Comerciais, com o Eng. Marcos Casado. Mais informações em: http://bit.ly/jge02z.

Para saber mais sobre os processos de certificação, consulte a programação de treinamentos GBC Brasil / EcoBuilding em:
http://www.ecobuilding.com.br/agenda/completa/ ou (11) 2626 9575 / 3871 1676.

Antonio Macêdo Filhoamacedo@ecobuilding.com.br

Um comentário:

Empilhashop disse...

Parabéns pelo blog, ótimo trabalho e muito bem estruturado. Att www.Empilhashop.com.br (empilhadeiras usadas)