terça-feira, 17 de março de 2020

Empreendimentos Saudáveis podem ser poderosos aliados na luta contra o Coronavírus (e outros agentes patógenos)

Por Antonio Macedo Filho
LEED AP / WELL AP / DGNB Consultant
Março 2020


Estamos vivenciando neste primeiro trimestre de 2020 algo que, muito provavelmente, a história irá registrar como o 1o evento em que a noção de Humanidade pôde ser efetivamente percebida, globalmente. Algo que foi capaz de, pela primeira vez, unir todo o planeta, todos os povos, por um objetivo comum. Fronteiras perderam o sentido, assim como conceitos elementares, como o que é ser desenvolvido ou em desenvolvimento, rico ou pobre, famoso ou anônimo, preto, branco, vermelho ou amarelo. Todos somos iguais. Algo tem que ser aprendido a partir disto.

Quando tiver passado o pior desta batalha, que fique a lição de que o que realmente importa, afinal, somos nós, as pessoas, como vivemos, como nos relacionamos em sociedade e com os próximos, e como podemos garantir segurança, saúde e qualidade de vida para todos, agora e, de forma definitiva, para as futuras gerações.

Compartilho neste breve artigo informações que podem ser úteis para compreender como nós, profissionais do setor de design, arquitetura, construção e operação de edifícios, podemos contribuir de maneira mais direta, agora e no futuro, para o combate à transmissão de doenças como a COVID-19.


Empreendimentos Saudáveis podem ser poderosos aliados na luta contra o Coronavírus (e outros agentes patógenos)

Passamos a maior parte das nossas vidas (90% do tempo) em ambientes construídos. Os espaços onde moramos, trabalhamos, estudamos, nos divertimos e socializamos impactam de maneira profunda a nossa saúde, bem estar e qualidade de vida.

Edifícios podem ajudar a propagar doenças e até mesmo provocar uma grande variedade de enfermidades, tanto físicas quanto psicológicas. A boa notícia é que, com os avanços da ciência, os espaços construídos agora também podem atuar, ativa e positivamente, na promoção da saúde e qualidade de vida dos seus ocupantes e comunidades onde se encontrem.

Terraço no escritório de arquitetura CookFox, Nova York.
Certificado WELL Gold
Os chamados “Empreendimentos Saudáveis” (que vão além das questões já bem conhecidas da sustentabilidade, que se baseiam nos pilares econômico, ambiental e social), trazem as pessoas para centro das tomadas de decisão no projeto, construção e operação dos espaços construídos, com o objetivo de criar ambientes mais salubres, agradáveis e confortáveis para as pessoas, para viverem com saúde e mais qualidade de vida.

Sede da Delos, empresa que liderou as pesquisas que
deram origem à certificação WELL, em Nova York.
Empreendimento certificada LEED e WELL Platinum
(Visita realizada durante a missão técnica
WELL Experience Tour, promovida pela EcoBuilding /
ArqTours - 2018)
Recentemente, a partir de 2014, em resposta a demandas por mais qualidade de vida, em especial nos espaços de trabalho (parte de um movimento mais amplo, o chamado “Movimento Wellness”), surgiram, nos EUA, ferramentas que constituem eficazes instrumentos para aferir, por meio de indicadores precisos, o nível de desempenho e a qualidade dos espaços, em função do bem que fazem para as pessoas e a qualidade de vida destas. São sistemas de certificação para identificação e desenvolvimento de empreendimentos saudáveis.

O WELL Building Standard, promovido pelo IWBI – International WellBuilding Institute, foi desenvolvido a partir de pesquisas baseadas em evidências que exploram as inter-conexões entre as ciências da construção, da saúde e comportamentais, e fornece uma ferramenta poderosa e eficaz para designers, engenheiros, construtores, operadores e proprietários de edifícios criarem e manterem ambientes que promovam a saúde, o conforto e bem estar das pessoas nos espaços construídos, de diferentes tipologias e usos.

Empreendimentos WELL e o Coronavírus

Em tempos pandemia viral, com a perda de milhares de vidas, quarentenas e severas restrições aos deslocamentos e reuniões de pessoas em escala global, com prejuízos ainda imensuáveis, resultados da rápida expansão das contaminações pelo novo Coronavírus, torna-se especialmente relevante a divulgação das ações e estratégias como as previstas no sistema WELL que podem especificamente contribuir para prevenir e combater a propagação de doenças virais como a COVID-19, tais como:

1. Categoria Ar

·       Recurso A03 - Eficácia da ventilação
Resolver problemas de qualidade do ar interno através do fornecimento de ventilação adequada.

·       Recurso A06 - Ventilação aprimorada
Expulsar poluentes gerados internamente e melhorar a qualidade do ar na zona respiratória através de um aumento fornecimento de ar externo ou aumento da eficiência da ventilação.

·       Recurso A07 - Janelas Operáveis
Aumento do suprimento de ar externo de alta qualidade e promoção de conexão com o ambiente externo, por meio do incentivo aos usuários para abrir janelas, sempre que a qualidade do ar externo seja aceitável.

·       Recurso A11 - Separação de fontes
Preservar a qualidade do ar interno e maximizar o conforto olfativo em espaços ocupados, através do isolamento e ventilação adequada de eventuais fontes de poluição interna e áreas de armazenamento de produtos químicos e de limpeza.

·       Recurso A12 – Filtragem do ar
Redução de contaminantes transportados por via aérea, internos e externos, através de eficaz filtragem do ar e contínuo monitoramento.

·       Recurso A 14 - Controle de micróbios e umidade
Redução do desenvolvimento de fungos e bactérias através do gerenciamento da umidade do ar e condensação e redução dos níveis de micróbios dentro de espaços ocupados.

2. Categoria Água

·       Recurso W08 - Lavagem das mãos
Este recurso WELL requer a instalação de pias suficientemente grandes, recipientes descartáveis ​​para sabão e toalhas de papel descartáveis para uma lavagem eficaz das mãos, com água e sabão, e secagem, para reduzir o risco da transmissão de patógenos.

·       Recurso W02 - Contaminantes da água
Oferta de acesso fácil e amplo à água potável, com qualidade que cumpra os mais rigososos limites de contaminantes dos órgãos de saúde.

·       Recurso W05 - Consistência da qualidade da água
Monitoramento e manutenção consistente da alta qualidade da água potável servida aos ocupantes.

3. Categoria Materiais

·       Recurso X09 - Protocolos de produtos de limpeza
Redução da exposição a patógenos, alérgenos e produtos químicos de limpeza perigosos.

4. Categoria Alimentação

·       Recurso N01 - Frutas e Legumes
Promoção do consumo de frutas e legumes, tornando as frutas e legumes facilmente acessíveis

·       Recurso N10 - Produção de Alimentos
Oferecimento de espaços e instalações de apoio para a adequada preparação de refeições no local.

5. Categoria Movimento

·       Recurso V06 - Oportunidades de atividade física
Incentivo à atividade física regular e exercícios, por meio da oferta de oportunidades gratuitas de atividade física e de informações a respeito.

6. Categoria Luz

·       Recurso L01 – Exposição à luz e educação
Promoção do acesso à luz do dia e oferta de informação a respeito.

7. Categoria Mente

·       Recurso M11 - Suporte ao sono
Apoio à incorporação de hábitos de sono saudáveis, restauradores e consistentes entre os ocupantes.

Tais medidas fazem parte de uma relação com mais de 100 recursos disponíveis no sistema de certificação WELL, para a promoção da qualidade de vida das pessoas nos ambientes construídos. Para a certificação, a adoção de uma parte destes recursos é obrigatória, e a aplicação de recursos facultativos garante níveis superiores de desempenho ambiental e, consequentemente, a conquista de níveis mais elevados de certficação.

Todas as estratégias implementadas devem ser verificadas por meio de medições in loco, realizadas por auditores do IWBI. A manutenção da certificação requer uma revisão periódica dos desempenhos ambientais, a cada três anos, de forma que os gestores e apoiadores se mantenham consistentes na aplicação das medidas implementadas e busquem a incorporação de melhorias, continuadamente.

Desta forma, empreendimentos saudáveis podem seguir promovendo a saúde e qualidade de vida das pessoas, de forma continuada ao longo de toda a sua vida útil e assim, melhor prevenir e minimizar os efeitos de situações como a que estamos vivenciando neste início de 2020, com a deflagração da pandemia provocada pelo Coronavívus, com graves consequências, em diversos setores, em escala global.

Edifícios podem ajudar de maneira efetiva, assim como os profissionais envolvidos no projeto, construção e operação destes empreendimentos e isto deve ser estimulado.

Mas, medidas e estratégias por mais bem planejadas e implementadas que sejam, sempre dependerão do mais importante agente que é, e sempre será, o elemento humano. São as pessoas que, informadas, bem orientadas e motivadas, fazem a verdadeira diferença. 

Façamos nossa parte e lideremos pelo bom exemplo.

Antonio Macedo Filho
amacedo@ecobuilding.com.br


Nenhum comentário: