sábado, 23 de abril de 2016

Desafio da Sustentabilidade: Empreendimentos Existentes - Por que não também Green Buildings?

Caros,

Reproduzo aqui a palestra que ministrei no CONEFEC - Congresso Nacional de Eficiência Energética (online), muito bem organizado pelo Filipe Boni e Flávia Kloss, realizado em Fevereiro e Março deste ano.

Na oportunidade, tratei da questão da incorporação sustentabilidade e das certificações ambientais de empreendimentos existentes. Apresento dados e referências de custos e dos muitos benefícios envolvidos na adoção de estratégias viáveis que podem representar eficazes instrumentos para otimização dos custos operacionais e valorização da imagem dos empreendimentos que, assim, passam a serem considerados, de maneira inquestionável, Green Buildings.

Edifícios de escritórios, públicos e privados, hospitais, edifícios educacionais, shopping centers, indústrias e até edifícios residenciais podem economizar muito dinheiro com estratégias para otimização do consumo de recursos como energia e água, além de outras práticas para favorecer melhor controle operacional e mais qualidade das instalações e espaços internos e externos.

Recomendo que assistam e se sintam à vontade para comentar e, se for o caso, me contatar para mais esclarecimentos ou análises de estudos de casos. Podemos ajudar a avaliar, identificar, implementar e medir os resultados da implementação de estratégias para certificação Green Building de empreendimentos existentes, na busca do que chamo de "Sustentabilidade Possível".

 Palestra CONEFEC - Antonio Macedo Filho

Nenhum comentário: